quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CONFERÊNCIA


CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE LEME

Conferência é um espaço importante para avaliar e propor políticas públicas do assunto discutido, relativo a determinado local (municipal). Sua realização prevê a participação de profissionais do poder público e principalmente da sociedade civil.
A Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Leme foi realizada no dia 20 de julho de 2011. O tema discutido foi “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”.
Durante o dia, foram realizadas palestras com os temas: “Definição e Diagnóstico de Segurança Alimentar”, ministrada pelo Sr. Rodrigo Pizzelli, nutricionista da Prefeitura do Município de Leme e integrante da Rede SANS. Após, foi ministrada a Palestra: “Planejamento de intervenções para promoção de SAN no Município de Leme”, pela Sra. Carina Alcalá Garcia, nutricionista – Rede SANS. Dando continuidade, foi realizada a apresentação do Projeto “SADS Nutrição”, desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Casa da Agricultura, pela assistente social Lilian de Carvalho Marques. Após, foi realizada a apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pela Sra. Maria Luiza Gatto, representante da Casa da Agricultura. Após as apresentações os participantes foram divididos em três grupos para a elaboração das propostas da Conferência e realização da eleição dos delegados, que foram representantes de Leme na Conferencia Estadual.

Texto: SADS realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. acesso em 25/10/2011. Disponível em: http://lemeonline.com/index.php?news&nid=51

PRINCIPAIS PROPOSTAS ORIUNDAS DA CONFERÊNCIA:
  • Incentivar a produção de hortas, que seja, comunitárias, familiar e/ou suspensa.
  • Reorganização e reativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).
  • Implantar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o provimento de 30% dos alimentos do Programa de Alimentação Escolar do Municipio (Merenda).
  • Criar Legislação municipal para assegurar o uso de agrotóxicos de forma segura.
  • Criação de um Programa de incentivo a Alimentação Saudável para adultos com acompanhamento nutricional.
  • Implantação de cursos periódicos para manipuladores de alimentos, com técnicos ou nutricionistas.
  • Fortalecimento do projeto de hortas escolares.
  • Promover e incentivar campanhas e projetos de prevenção a desvios nutricionais e doenças crônicas.  
  • Criação de um Plano Municipal de Segurança Alimentar e nutricional contemplando as propostas da conferência.

CONVITE

É evidente que existem diversas necessidades que precisam ser discutidas e trabalhadas no município envolvendo a sociedade civil. Entendemos que a formação de Rede é um grande passo para que essas propostas não se percam com o tempo.

IMAGENS DA CONFERENCIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário