sexta-feira, 28 de outubro de 2011

REDES SOCIAIS

NA VERDADE QUAL O SENTIDO DE SER REDE SANS. O QUE SÃO REDES SOCIAIS?

Conceito sucinto para rede: padrão de organização constituído, necessariamente, de agentes autônomos que, interligados, cooperam entre si. Eles são os elementos da rede. Rede é um padrão de organização que produz ou é em si uma certa ordem. Ela é conjunto de pessoas (físicas e jurídicas) autônomas que, em nome de algo superior, um objetivo consensual, realizam trabalho coletivo, cooperando entre si. Isso dá forma à idéia de rede. É importante destacarmos que nela a ordem é horizontal, portanto, não comporta coexistência com hierarquia. A base conceitual de rede se funda na contraposição à hierarquia. Este é o aspecto mais desafiante. A rede é meio de interligar elementos diferentes. Essa interligação não é gratuita, nem suficiente para que ela se constitua. A interligação entre indivíduos não garante a existência da rede. É preciso que a interligação ocorra de forma específica: horizontalmente.

MARTINHO, Cássio; Redes Síntese. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/34246307/Redes-Sintese-Cassio-Martinho Acesso em: 24 de outubro de 2011.


Esquema de Redes Sociais: à esquerda (verde) exemplo de rede social integrada horizontalmente, à direita (vermelho e cinza) rede social centralizada e hierarquizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário